O blog da imobiliária do Paraíso

Onde carregar carros elétricos em São Paulo

Quem deseja comprar um carro elétrico em São Paulo pode ter várias dúvidas, como por exemplo onde carregar carros elétricos em SP. Essa leitura é para aqueles que tem dúvidas sobre isso. Se esse é o seu caso, nosso time aqui da inCanto preparou um conteúdo exclusivo para você.

Os modelos entre carros híbridos e elétricos já são uma tendência crescente em todo mercado automobilístico ao redor do mundo. Agora em terras brasileiras essa realidade vem tomando mais forma e ficando mais próxima do que muita gente poderia imaginar. Até outubro de 2021, o número de carros eletromotores chegou a um mil oitocentos e cinco unidades.

Por isso é importante esclarecer todas as dúvidas antes de adquirir um bem desse tipo e ter em mãos todas as informações referentes a isso.

Os números relacionados a aquisição de carros elétricos no Brasil não param de crescer. Uma pesquisa realizada pela Associação de Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), apresenta que nos próximos cinco anos a tendência é que a quantidade de veículos híbridos e elétricos cresça algo em torno de trezentos quinhentos por cento. Um número e tanto, não é mesmo?

Onde carregar carros elétricos em SP: rede de abastecimento 

Um consórcio composto por sete empresas é que fará a viabilização da primeira rede de recargas de São Paulo. O consórcio é chamado por Plug&Go e quem lidera a iniciativa é a empresa EDP, já tradicional no mercado energético. A EDP fará o investimento em cerca de trinta postos de recarga durante o trecho de rodovias paulistas.

Assim, a expectativa é que um investimento da ordem de aproximadamente trinta e três milhões de reais sejam feitos para a construção de eletropostos, que são os postos onde os carros elétricos poderão recarregar. A obra de construção tem previsão de duração de três anos.

O consórcio é constituído por várias empresas parceiras, como Audi, Porshe, Mobility, Volkswagen, entre outras. Além das empresas parceiras, também existe a atuação do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).

A princípio, o projeto já definiu algumas rodovias do estado de São Paulo para iniciar o projeto de pontos de recarga. São elas: Régis Bittencourt, Dom Pedro, Washington Luis, Governador Mário Covas, Tamoios, Carvalho Pinto e Imigrantes.

Mesmo que a estruturação do projeto esteja bem definida, a instalação dos pontos de recarga é difícil no Brasil por conta dos problemas de infraestrutura. Esse fator é o determinante para que a implementação dessa rede de carga seja devidamente e amplamente implementada. É por isso que essa rede é praticamente inexistente no país até o momento.

É por isso que alguns especialistas tratam esse projeto como algo revolucionário, pois além de implementar algo novo, o projeto é considerado o maior da América Latina no setor.

Primeiro ponto de recarga de SP

O dia 21 de outubro de 2020 foi inaugurado o primeiro carregador público para carros elétricos no Brasil. O chamado eletroposto está localizado em Caraguatatuba, cidade litorânea de SP e já é considerado um eletroposto do consórcio Plug&Go. A expectativa é que logo ele cubra o restante do estado.

O projeto desse primeiro eletroposto conta com carregadores HV160 e o PC22. O tipo de carregador HV160 tem a característica de realizar a recarga de forma ultrarrápida. Em 15 minutos é possível carregar aproximadamente 150kW, quantidade de energia suficiente para rodar 100km.

Já o modelo PC22, que é fabricado pela Electric Mobility, possui uma recarga semirrápida, aproximadamente 22kW. Mesmo sendo uma quantidade menor de kW, esse tipo de carregador pode carregar 3 veículos de forma simultânea.

Informações mais atualizados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) atestam que em julho de 2021 o número de pontos de recarga chegava a setecentos e cinquenta e quatro. Um crescimento considerável, visto que em março e 2020 esse número era aproximadamente de quinhentos.

Como encontrar pontos de carga?

Existem aplicativos que identificam locais onde os carros elétricos e híbridos podem ser carregados. 

Plugshare: é um dos mais utilizados pelos usuários dos carros eletromotores. Ele busca pontos de recarga em todo o mundo, inclusive em solo brasileiro. O motorista consegue encontrar e selecionar se deseja pontos de recarga públicos, privados ou ainda semiprivados.

O app pode ser utilizado tanto em computador como em aparelhos com sistema operacional iOS ou Android.

Google Maps: um dos aplicativos de localização mais utilizados do mundo ultimamente dá a opção aos usuários de encontrar os eletropontos. Basta que digite no campo de busca “Estações de carregamento EV”. Após isso, o sistema irá mapear quais estão mais próximas.

Elev:  outra opção para quem busca encontrar esses pontos de recarga. O app está disponível somente para usuários Android e pode ser utilizado em três idiomas diferentes. Com esse aplicativo é possível encontrar um dos seiscentos eletropontos cadastrados, escolher e traçar o mais viável para o motorista.

Vale esclarecer que eletropontos públicos são aqueles que estão disponíveis para utilização em praças, ruas ou ainda parques. Existem também os eletropontos chamados de semi públicos que estão disponíveis em espaços privados, como shopping, estacionamentos, postos de abastecimento de combustível, entre outros.

Separamos 4 artigos que talvez você possa gostar:

Compartilhe
Você também pode gostar
comente
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments