O blog da imobiliária do Paraíso

Rua Abílio Soares – Paraíso – uma das mais desejadas do bairro

A rua Abílio Soares é seguramente uma das mais conhecidas do Paraíso, em São Paulo. Ligando o Parque do Ibirapuera à Avenida Paulista, ela é a síntese de tudo o que o Paraíso oferece. Supermercados, farmácias, padaria e o Clube Círculo Militar, são alguns dos exemplos que fazem dessa rua tão conhecida e cobiçada. Mas quem foi o homem que dá nome à essa rua?

Abílio Domingues Soares nasceu no dia 16/12/1851 em Vila Nova de Gaia, Portugal. Veio ainda jovem para o Brasil e em 1873 já se encontrava em São Paulo. Casou-se no dia 20/05/1876, com D. Eulália Cezar Rudge de tradicional família paulista e teve os filhos Artur, Carolina, Izolina, Ana e Maria Soares.

Dono de grande fortuna, entre seus bens constava a Chácara do Beliche, em São Bernardo do Campo (1895) e a Chácara da Bela Vista, onde foi aberta a rua que leva o seu nome. Os lotes da Chácara Bela Vista foram então vendidos aos interessados e uma grande gleba foi adquirida pelo governo do Estado em 1905 e destinada à “Invernada do Corpo de Bombeiros” que, posteriormente, deu origem ao Parque do Ibirapuera. A Rua Abílio Soares, entretanto, já estava planejada e assim denominada desde 1890.

Além de empresário, Abílio Soares teve grande participação na Sociedade Portuguesa de Beneficência, tendo sido seu presidente em 1884. Abolicionista e republicano, foi depois eleito vereador da Câmara Municipal de São Paulo onde cumpriu mandato de 1899 a 1901.

Por essa época, Abílio Soares trocou as terras de São Bernardo pela Fazenda Cumbica, adquiriu do também vereador João Álvares de Siqueira Bueno, no município de Guarulhos, onde hoje se encontra o aeroporto de Cumbica. Propriedade imensa, esta fazenda possuía divisas com diversos proprietários.

E foi justamente por conta de uma demanda com um vizinho pela demarcação de divisas, que Abílio Soares sofreu um atentado a bala, vindo a falecer no dia 24 de agosto de 1919. Foi sepultado no Cemitério da Consolação. 

Pensando em morar na Rua Abílio Soares – Paraíso? Temos várias opções, dá um pulinho no nosso site: www.incantourbano.com.br

 

Compartilhe
Você também pode gostar
comente
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments