O blog da imobiliária do Paraíso

Rua Sampaio Viana – Paraíso

Uma das mais arborizadas e cobiçadas, a Rua Sampaio Viana no Paraíso liga o Hospital do Coração à Rua Tutoia. Conheça um pouco mais sobre a vida do homem que dá nome à rua.

Dr. João Maurício de Sampaio Viana nasceu em Salvador, Bahia, no dia 07/11/1867, filho de Carlos Américo de Sampaio Vianna, Barão de Sampaio Vianna, e de D. Maria Amália de Figueiredo. Com meses de idade foi para o Rio de Janeiro na companhia de seus pais, frequentou o Colégio Abílio daquela cidade.

Sampaio Viana

Veio para São Paulo em 1886 e após os preparatórios, ingressou na Faculdade de Direito em 1887. Formado em 1891, permaneceu em São Paulo onde exerceu seu ofício com brilhantismo. Republicano convicto, fez parte do Partido Republicano Paulista e foi eleito vereador na Câmara Municipal paulistana. Foi também vice-prefeito de São Paulo em duas ocasiões: na gestão do prefeito Raimundo da Silva Duprat (1911 a 1914), tendo assumido o cargo de prefeito quando do licenciamento do titular, e na gestão de Washington Luis (1914-1919), tendo também assumido a cadeira de prefeito em certo período. Além desses cargos, foi também deputado estadual no período de 1925 a 1927.

Desempenhou ainda os seguintes cargos: membro e presidente do Conselho da Caixa Econômica Federal, membro do Pensionato Artístico de São Paulo, presidente do Conselho, diretor da Caixa Econômica do estado, presidente do Albergue Santa Maria e membro do Conselho e diretor do Liceu de Artes e Ofícios.

Em junho de 1900 foi eleito para a mesa administrativa da Santa Casa de Misericórdia e logo aceitou o cargo de mordomo do Asilo dos Expostos da Santa Casa, que cuidava de crianças abandonadas, onde desenvolveu um trabalho que marcou seu nome na história daquela instituição.

Foi casado com D. Julieta Falcão de Sampaio Vianna e teve os filhos Clemente e Mary. Faleceu em São Paulo no dia 30 de maio de 1936 e foi sepultado no Cemitério da Consolação.

Rua Sampaio Viana, no Paraíso, chamada de Rua Doutor Sampaio Vianna no Mapa Oficial da Cidade de 1913, foi oficializada pelo Ato 972, de 1916.

Compartilhe
Você também pode gostar
comente
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Gostou desse post? Então dá uma olhadinha aqui e descubra a história de Sampaio Viana […]