Conheça um pouco mais sobre a história do bairro Paraíso e as vantagens de morar na região! Apesar do bairro ser muito popular, muitas pessoas desconhecem a história do bairro Paraíso.
Localizado em uma área privilegiada da região Centro-Sul da capital de São Paulo, o bairro Paraíso é um dos mais valorizados e procurados da cidade por estar estrategicamente situado entre a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera, dois dos maiores ícones da capital paulistana.
Mesmo sendo considerado um bairro pequeno, a sua localização favorável permite aos moradores e frequentadores desfrutar de uma ótima infraestrutura de comércio, serviços e lazer, bem como propicia uma excelente mobilidade urbana.
Origem
As origens da área hoje conhecida como bairro Paraíso remontam à história de uma grande chácara, chamada de “Chácara do Sertório”, uma propriedade rural do século XIX.
Uma área das terras da região, de propriedade do então vereador João Sertório, foi vendida a Alexandrina de Moraes que passou a ser a dona da chácara.
O terreno foi demarcado em 1860, nas imediações da atual Praça Osvaldo Cruz, situada entre as duas estradas que seguiam para o extinto município de Santo Amaro.
Em 1880, João Sertório decidiu dividir as terras da região, abrindo assim diversas ruas, e uma delas ganhou o nome de Paraíso, nome que faz alusão ao “Largo do Paraíso”, local onde está atualmente a Praça Osvaldo Cruz.
A partir de 1886, aconteceram os primeiros loteamentos e as posteriores distribuições de ruas no bairro, apesar disso, apenas em 1897 o bairro Paraíso foi oficialmente fundado.
Atrativos
A infraestrutura completa da região atrai todos aqueles que buscam um lugar tranquilo e seguro para viver, ao mesmo tempo em que podem acessar com facilidade e praticidade os principais pontos da cidade, já que o bairro oferece diversas opções de estações de metrô e linhas de ônibus.
O fácil acesso a um dos principais centros financeiros e culturais da Capital, como a Avenida Paulista, é um dos grandes atrativos do bairro. Assim como a proximidade com o Parque Ibirapuera, a principal área verde da cidade e espaço ideal para passeios com a família, prática de esportes ou simplesmente para descanso.
Com ruas bem cuidadas, preservadas e arborizadas, a região do Paraíso é dotada de uma estrutura comercial e de serviços capaz de suprir perfeitamente as demandas dos residentes, pois oferece muitas opções de supermercados, farmácias, padarias, restaurantes, shoppings, além de escolas bem conceituadas e uma rede hospitalar de referência que tornam o bairro diferenciado.
Quando se fala de espaços para lazer, o Paraíso também não deixa a desejar. Além do Parque do Ibirapuera que abriga, entre outros, o MAC (Museu de Arte Contemporânea) e o MAM (Museu de Arte Moderna, é possível passear pelo Centro Cultural Casa das Rosas, SESC Paulista, Instituto Itaú Cultural e Japan House, além disso MASP, Centro Cultural São Paulo e outros dos principais museus e centros culturais do Brasil ficam muito próximos.
Em relação à gastronomia, o bairro Paraíso também oferece aos seus moradores e frequentadores um amplo leque de opções. Para os apreciadores de comida oriental, é possível encontrar opções como o Shin Zushi, o Sushi Kiyo e o restaurante Aizomê, localizado na Japan House, que disponibilizam o melhor da gastronomia asiática.
Aqui é possível percorrer o mundo através da gastronomia, com uma grande variedade de restaurantes árabe, indiano, francês, italiano e, claro, o melhor da cozinha brasileira, aqui, por exemplo, fica o Jiquitaya, eleito o melhor restaurante brasileiro em São Paulo e premiado pelo Guia Michelin.
Gostou do conteúdo? Visite o nosso site e conheça os imóveis exclusivos na região do Paraíso e fale com o nosso time de especialistas.