O blog da imobiliária do Paraíso

Como declarar a compra e venda de imóvel no Imposto de Renda 2024

Como declarar a compra e venda de imóvel no Imposto de Renda 2024

Saiba como declarar a compra e venda de imóvel no Imposto de Renda 2024.

A declaração de compra ou venda de um imóvel no Imposto de Renda 2024 pode parecer um processo complexo. No entanto, com o conhecimento certo, você pode fazer isso de forma eficiente e correta. Este artigo visa orientá-lo passo a passo sobre como declarar a compra ou venda de um imóvel no Imposto de Renda 2024 e como declarar a parte paga como comissão imobiliária.


Etapas para Declarar a Compra e Venda de um Imóvel.

1. Informações Básicas

Primeiramente, você precisa preencher as informações básicas sobre a transação. Isso inclui o endereço do imóvel, data da transação, valor da venda ou da compra, e detalhes do comprador ou vendedor.

2. Tributação

O próximo passo é determinar se a venda do imóvel está sujeita à tributação. Dependendo do valor da venda e do tempo que você possuiu o imóvel, você pode ser elegível para a isenção do imposto de renda.

3. Comissão Imobiliária

Se você pagou uma comissão imobiliária, essa informação também precisa ser declarada. A comissão paga na compra do imóvel deve ser declarada no campo “pagamentos efetuados”, cujo código específico é 72 “Corretor de Imóveis”.

Adelmir Soares, diretor operacional da Êxodo Contábil, esclarece: “A comissão paga na compra do imóvel deve ser declarada no campo ‘pagamentos efetuados’, cujo código específico é 72 ‘Corretor de Imóveis’. Segundo ele quem é responsável por declarar a informação, como regra, é o VENDEDOR, pois geralmente é o VENDEDOR que contrata o serviço, e portanto tem o desembolso financeiro.”

Como Declarar a Comissão Imobiliária

A comissão imobiliária é uma das partes mais importantes da declaração do imposto de renda. Aqui estão as etapas para declarar a comissão imobiliária.

1. Valor da Comissão

Você precisa informar o valor exato da comissão que pagou. Isso deve ser incluído no campo “pagamentos efetuados”.

2. Informações da Imobiliária

Você também precisa fornecer informações sobre a imobiliária ou corretor que recebeu a comissão. Isso inclui o nome da imobiliária, o CNPJ e o valor da comissão.

3. Código Específico

Como mencionado anteriormente, o código específico para declarar a comissão imobiliária é 72. Esse código deve ser inserido no campo apropriado.

Conclusão

A declaração de compra e venda de um imóvel no imposto de renda 2024 é um processo importante que requer atenção aos detalhes. Ao seguir estas etapas, você pode garantir que sua declaração seja precisa e completa.

Lembre-se sempre de consultar um profissional em caso de dúvidas de como declarar a compra e venda de imóvel no Imposto de Renda 2024. A declaração correta do imposto de renda pode evitar problemas futuros com a Receita Federal.

Saiba mais sobre como declarar um imóvel financiado.

Compartilhe
Você também pode gostar
comente
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments