O blog da imobiliária do Paraíso

Materiais naturais: tendência de decoração para todos os ambientes

Com a passagem dos anos muitas foram as tendências que se destacaram no ramo da decoração. No entanto, há elementos que nunca saem completamente de moda e que, de tempos em tempos, voltam com tudo para o topo das listas. Esse é o caso dos materiais naturais na decoração de interiores, com destaque para madeiras, palha, bambu, linho e couro. Saiba, a seguir, um pouco mais a respeito do uso dessas matérias-primas na decoração dos ambientes.

Por que usar materiais naturais na decoração?

Os materiais naturais implementados na decoração de  interiores não dão apenas a sensação de conforto e aconchego, mas também são uma ótima pedida para construir um refúgio em meio às selvas de concreto, que costumam ser as cidades.

Ao trazer esses elementos naturais para dentro de casa você consegue criar espaços de aconchego, frescor e beleza. Os materiais naturais imprimem sensação de prazer e bem-estar ao ambiente. O uso de plantas, madeira, pedras, palha, bambu e linho estão cada vez mais em alta e são uma forte tendência de decoração para todos os ambientes.

O uso desse tipo de matéria-prima é capaz de gerar uma unidade entre o natural e aquilo que foi concebido por mãos humanas, nos aproximando da natureza em combinação com elementos mais contemporâneos e urbanos.

A maioria das decorações criadas a partir de materiais naturais costuma ser artesanal. A combinação do natural com a arte do fazer manual, mais uma vez associando civilização e natureza, valoriza muito mais o ambiente, fazendo a harmonia predominar e a sensação de comodidade se desenvolver automaticamente.

Como usar materiais naturais na decoração?

Costumamos tomar por “decoração” os objetos que compõem o ambiente, mas, na verdade, esse conceito envolve o espaço como um todo, desde o revestimento das paredes, passando pelas divisórias e pelos móveis, até chegar aos acessórios. Os materiais naturais são uma excelente alternativa em todos esses itens.

É preciso ficar atento para não exagerar, pois a falta de dosagem pode acabar causando uma poluição visual. Portanto, aconselha-se, por exemplo, que não se utilize a madeira nos móveis se ela já estiver presente no acabamento ou nas divisórias. Isso quer dizer que é preciso ter uma concordância entre os materiais utilizados, não abusando de apenas um deles e tomando cuidado ao mesclá-los.

Também não é recomendado revestir todas as paredes de elementos como as pedras, que costumam dar bastante volume às divisórias, o que pode passar a impressão equivocada de uma redução do espaço. O ideal é usar os materiais para dar destaque a somente uma parede, deixando as demais lisas, como no caso da parede na qual fica a televisão, na sala, ou a parede da cabeceira da cama, no quarto.

Ainda, para fazer a articulação do natural com o moderno, também é possível combinar a iluminação, as cores e outros elementos (como o vidro) com os materiais naturais. A iluminação, por exemplo, pode destacar o tom da madeira ou criar um efeito de luz e sombra com as pedras e a palha, itens mais volumosos.

Objetos feitos à mão com materiais como palha, bambu e fibras naturais, trazem um valor cultural e afetivo. Alguns assumem papel de obra de arte justamente por essa característica artesanal.

Pensando se vale a pena colocar em práticas essas dicas na sua casa ou em um novo apartamento? Dá uma olhadinha no nosso site e conheça os apartamentos à venda no Paraíso: www.incantourbano.com.br

Compartilhe
Você também pode gostar
comente